O que é Marketing Digital?

Está pensando em trabalhar com Marketing Digital, mas não sabe o que é, como faz e o que você realmente precisa pra iniciar nessa profissão?

Saiba agora tudo sobre esse universo de possibilidades de forma clara e objetiva.

Os tempos mudaram e a forma de fazer publicidade e propaganda também, o rádio, tv, revistas e outdoors além de caros já não são mais campeões de audiências.

A internet e o celular tornaram-se mundialmente populares, e com eles diversas mídias digitais como Google, Youtube, Facebook, Instagram, Pinterest, Tik Tok, Kawai, Sites e Aplicativos.

Certo! Mas então, o que é Marketing Digital?

Marketing Digital é você promover empresas, marcas, produtos, serviços ou pessoas nestas mídias e claro, receber por este serviço.

Como Trabalhar com Marketing Digital?

O serviço de Marketing Digital pode ser feito de diversas formas e formatos, veja:

  • Influencer: nesse formato você não precisa estar vinculado a um único nicho/assunto, basta você tornar-se uma pessoa pública pelo instagram ou outra rede social, produzir conteúdos visuais aleatórios e ter muitas visualizações que já será o suficiente pra contratarem você para parcerias e divulgações;

  • Autoridade: já nesse formato, você tem um canal digital aonde você produz conteúdos nichados e de alto valor informativo por ser um profissional de determinada área do conhecimento, como por exemplo, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, chefes de cozinha, esteticistas, fisioculturistas e etc.

    Aqui, marcas que têm nexo com a sua área de conhecimento procurarão você para que promova seus produtos, por exemplo:  marca “x” de creatina procura o fisioculturista Renato Cariani para marketing no seu canal do youtube.

  • Anúncios: aqui você criará designs, artes ou vídeos apresentando numa comunicação clara, direta e persuasiva, produtos, marcas, empresas, ações comerciais, preços, induzindo o público-alvo à tomada de alguma decisão (cadastro, orçamento, compra ou contato).

O que Preciso para Começar no Marketing Digital?

Para iniciar hoje mesmo no marketing digital você precisa apenas de três coisas:

1ª) Conhecimento

Caso queira ser influencer ou autoridade, precisa conhecer o básico sobre gravação, iluminação, edição de vídeos e tráfego orgânico.

Agora, se o seu dejeso é fazer anúncios para empresas e empreendedores, precisa ir além do básico e dominar tudo sobre o tráfego pago.

Saber como criar campanhas/anúncios em cada plataforma digital (google ads, meta ads, tik tok ads, pinterest ads e etc.)

Dominar o uso de ferramentas e programas de criações de página de vendas, e-commerce, designs e vídeos.

2º) Bons Equipamentos

Celular: através deste equipamento você consegue gravar e editar designs, fotos e vídeos. Os recursos mínimo são:

  • Câmera com Resolução Full HD (1920x 1080px)

  • Estabilizador Digital

  • 03 Câmeras

  • 12 Megapixels (qualidade)

  • Maior Abertura de Lente (f1.2 a f1.4)

  • Maior Sensor de Imagem (1/1.3 ou 1 polegada)

Computador: equipamento fundamental para quem já tem uma maior demanda de serviços e precisa de mais eficiência, agilidade e profissionalismo na edição de fotos, designs, áudios e vídeos.

Somente o computador/notebook com os recursos mínimos abaixo consegue rodar programas pesados e profissionais de edições como adobe premier pro, davinci resolve, after effects, entre outos, veja:

  • Processador Intel Core i9 ou AMD Ryzen 9 é o ideal, todavia, um Intel Core i5 de última geração irá atender no começo da jornada;

     

  • Placa de vídeo (GPU) dedicada como NVIDIA GeForce RTX ou AMD Radeon RX;

     

  • Memória Ram de 16GB – DDR4;

     

  • Memória de Armazenamento SSD – 480GB

     

Não invista nunca em computadores com processadores i3 e Celeron se o seu objetivo é realmente tornar-se um designer, editor de vídeo ou profissional de marketing.

Eles não rodam programas profissionais de edições de vídeo nem suportam várias janelas/abas de navegações abertas ao mesmo tempo.

Acessórios: no marketing digital é fundamental que os vídeos sejam produzidos com boa iluminação e áudio.

São ferramentas básicas para começar, um bastão de Led RGB, um tripé bastão de selfie e ao menos dois microfones de lapela.

Futuramente você também precisará de um softbox, mas calma, um passo de cada vez.

3º) Programas de Edição: aqui você deve levar em consideração seu nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado), a complexidade do projeto e o resultado pretendido.

São programas básicos para iniciantes o Movie Maker, Imove (Mac ou iOS) e o Kinemaster;

Para editores de nível intermediário têm o Capcut, Kdenlive e Filmora;

Já para quem está no nível avançado, os editores profissionais são Adobe Premiere Pro, Davinci Resolve e o Avid Media Composer.

Deixe um comentário