Como Trabalhar com Marketing Digital?

Está pensando em trabalhar com Marketing Digital, mas não sabe o que é, como faz e o que você realmente precisa pra iniciar nessa profissão?

Saiba agora tudo sobre esse universo de possibilidades de forma clara e objetiva.

Os tempos mudaram e a forma de fazer publicidade e propaganda também, o rádio, tv, revistas e outdoors além de caros já não são mais campeões de audiências.

A internet e o celular tornaram-se mundialmente populares, e com eles diversas mídias digitais como Google, Youtube, Facebook, Instagram, Pinterest, Tik Tok, Kawai, Sites e Aplicativos.

Certo! Mas então, o que é Marketing Digital?

Marketing Digital é você promover empresas, marcas, produtos, serviços ou pessoas nestas mídias e claro, receber por este serviço.

 

Certo, mas então, como trabalhar com o Marketing Digital?

O serviço de Marketing Digital pode ser feito de diversas formas e formatos, veja:

  • Influencer: nesse formato você não precisa estar vinculado a um único nicho/assunto, basta você tornar-se uma pessoa pública pelo instagram ou outra rede social, produzir conteúdos visuais aleatórios e ter muitas visualizações que já será o suficiente pra contratarem você para parcerias e divulgações;

    Aqui, marcas que têm nexo com a sua área de conhecimento procurarão você para que promova seus produtos, por exemplo:  marca “x” de creatina procura o fisioculturista Renato Cariani para marketing no seu canal do youtube.

  • Autoridade: já nesse formato, você tem um canal digital aonde você produz conteúdos nichados e de alto valor informativo por ser um profissional de determinada área do conhecimento, como por exemplo, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, chefes de cozinha, esteticistas, fisioculturistas e etc.

  • Anúncios: aqui você criará designs, artes ou vídeos apresentando numa comunicação clara, direta e persuasiva, produtos, marcas, empresas, ações comerciais, preços, induzindo o público-alvo à tomada de alguma decisão (cadastro, orçamento, compra ou contato).

O que Preciso para Começar no Marketing Digital?

como trabalhar com marketing digital

Para iniciar hoje mesmo no marketing digital você precisa apenas de três coisa: 

1º) Conhecimento

Caso queira ser influencer ou autoridade, precisa conhecer o básico sobre gravação, iluminação, edição de vídeos e tráfego orgânico.

Agora, se o seu dejeso é fazer anúncios para empresas e empreendedores, precisa ir além do básico e dominar tudo sobre o tráfego pago.

Saber como criar campanhas/anúncios em cada plataforma digital (google ads, meta ads, tik tok ads, pinterest ads e etc.)

Dominar o uso de ferramentas e programas de criações de página de vendas, e-commerce, designs e vídeos.

2º) Bons Equipamentos

Celular: através deste equipamento você consegue gravar e editar designs, fotos e vídeos. Os recursos mínimo são:

  • Câmera com Resolução Full HD (1920x 1080px)

  • Estabilizador Digital

  • 03 Câmeras

  • 12 Megapixels (qualidade)

  • Maior Abertura de Lente (f1.2 a f1.4)

  • Maior Sensor de Imagem (1/1.3 ou 1 polegada)

Computador: equipamento fundamental para quem já tem uma maior demanda de serviços e precisa de mais eficiência, agilidade e profissionalismo na edição de fotos, designs, áudios e vídeos.

Somente o computador/notebook com os recursos mínimos abaixo consegue rodar programas pesados e profissionais de edições como adobe premier pro, davinci resolve, after effects, entre outos, veja:

    > Processador Intel Core i9 ou AMD Ryzen 9 é o ideal, todavia, um Intel Core i5 de última geração irá atender no começo da jornada;

    > Placa de vídeo (GPU) dedicada como NVIDIA GeForce RTX ou AMD Radeon RX;

    > Memória Ram de 16GB – DDR4;

    > Memória de Armazenamento SSD – 480GB

Não invista nunca em computadores com processadores i3 e Celeron se o seu objetivo é realmente tornar-se um designer, editor de vídeo ou profissional de marketing.

Eles não rodam programas profissionais de edições de vídeo nem suportam várias janelas/abas de navegações abertas ao mesmo tempo.

Acessórios: no marketing digital é fundamental que os vídeos sejam produzidos com boa iluminação e áudio.

São ferramentas básicas para começar, um bastão de Led RGB, um tripé bastão de selfie e ao menos dois microfones de lapela.

Futuramente você também precisará de um softbox, mas calma, um passo de cada vez.

3º Programas de Edição

Aqui você deve levar em consideração seu nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado), a complexidade do projeto e o resultado pretendido.

São programas básicos para iniciantes o Movie Maker, Imove (Mac ou iOS) e o Kinemaster;

Para editores de nível intermediário têm o Capcut, Kdenlive e Filmora;

Já para quem está no nível avançado, os editores profissionais são Adobe Premiere Pro, Davinci Resolve e o Avid Media Composer.

Deixe um comentário