Em pleno 18 anos de idade, entusiasmo para ir nas melhores festas e bares da cidade, deparamo-nos com a árdua tarefa de decidir qual profissão queremos para o resto da nossa vida.
Surgem conselhos e conflitos por todos os lados, num primeiro momento os pais querem influenciar com seus sucessos ou até mesmo com as suas não realizações.
Por outro lado, sentimo-nos perdidos, sem qualquer norte, na dúvida cruel entre arrumar um emprego, fazer curso técnico, fazer faculdade, estudar para um concurso público, empreender ou seguir alguma carreira artística.
Fato é que aos 18 anos ainda não descobrimos os nossos talentos e habilidades, o que realmente gostamos de fazer e se o que gostamos de fazer trará renda suficiente para custear todas as nossas despesas e sonhos.
Comumente cedemos ao poder de influência dos pais ou decidimos com base nos salários ou ainda decidimos com base na grama verde do vizinho.
É daí que nasce um pula-pula de cursos, empregos, desgastes emocionais e frustrações, porque na verdade em nenhum momento a gente faz uma análise do que realmente gostamos de fazer e muito menos conhecemos os bastidores de qualquer profissão.
O que Fazer, Então?
A primeira reflexão deve ser a financeira, sim! Você precisa urgentemente de dinheiro para sobreviver?
Então, corra para um emprego ou trabalho com uma jornada menor (no máximo 06 horas por dia ou free lancers somente aos fins de semana), de tal modo que você consiga ter tempo para estudar e investir em sua carreira profissional.
A segunda reflexão deve ser sobre o que você gosta de fazer? Exatamente!
Porque existem profissões tão desgastantes, cansativas, estressantes de tal modo que se você não gostar dela, dinheiro nenhum conseguirá fazer você ter paciência, inteligência emocional e saúde mental para executá-la todos os dias da sua vida.
A terceira atitude é conhecer os bastidores da profissão, avaliando fielmente se você encaixa no perfil, por exemplo: constantes mudanças de horários de entrada e saída, pressão por metas, extensas jornadas de trabalho, ficar preso em local físico, viver viajando ou fazendo trabalhos externos; lidar ou não com o público, lidar com burocracias ou chefes; os resultados e ganhos dependem de ações de terceiros ou não, rentabilidade imprevisível e variável ou fixa.
A quarta ponderação é se a sua escolha profissional é de alta empregabilidade/demanda na sua região ou não? O que você faz é de extrema necessidade para um setor, segmento ou grupo?
E a última e não menos importante, é saber que qualquer escolha profissional, principalmente no início, requer muita dedicação, persistência e paciência de no mínimo 03 anos para colher os frutos do sucesso e da valorização.
Mãos à Obra
Agora que você já fez todas as considerações, é preciso que você saiba o que fazer diante de cada uma das alternativas abaixo:
Faculdade: o ingresso ocorre por meio de uma prova de conhecimento das matérias escolares (vestibular) ou pelo Enem. Pode ser pública e nesse caso o aluno não pagará matrícula e nem mensalidades; já a privada, o aluno pagará matrícula e mensalidades cujo valor depende do curso escolhido.
A graduação em cursos presenciais levam de 04 a 06 anos para serem concluídos, isso, se o aluno não “bombar” em nenhuma matéria, claro!
Segundo uma pesquisa levantada pelo Instituto Semesp no ano de 2022, os cursos que mais empregam são da área da saúde e da tecnologia.
Já em 2024 os cursos superiores de maior empregabilidade são medicina, enfermagem, farmácia, engenharia química, engenharia mecânica, contabilidade, ciências da computação e administração.
Curso Técnico: esse curso é rápido, tendo apenas de 1 a 2 anos de duração, pois visa capacitar pessoas para o mercado de trabalho através de conhecimentos práticos. Importante salientar que é possível fazer o curso logo após a conclusão do ensino fundamental ou ensino médio, porém o recebimento do certificado está condicionado ao término do ensino médio.
Os cursos são técnico em mecânica automotiva ou industrial, técnico em eletrotécnica, técnico em automação industrial, técnico em mecatrônica, técnico em segurança do trabalho, técnico em enfermagem.
O ingresso ocorre por meio de pré-matrículas, e dependendo da Instituição pode ter ou não processo seletivo para preenchimento das vagas.
Insta ressalvar que as áreas acima também têm as melhores remunerações do mercado, normalmente de duas a quatro vezes o valor do piso salarial do Brasil mais benefícios
Curso Profissionalizante: podem ser ofertados por pessoas físicas ou jurídicas de qualquer natureza, e não precisam ser autorizados por órgãos de regulação do sistema educacional, conforme informativo do Mec. Nessa modalidade, o aluno não recebe um diploma, mas sim um certificado de conclusão.
São cursos rápidos, de no mínimo 20 horas à 06 meses de duração, que podem ser feitos à distância ou presencialmente, pois ambos conseguem transmitir o conhecimento e técnicas básicas necessárias para capacitação e exercício da profissão.
São profissões que faturam mais de R$5 mil reais mensais, de ganhos recorrentes e de alta demanda no mercado, como barbeiros, eletricistas, mecânicos, tatuadores, tosadores, entre outros.
Você está capacitado para o sucesso profissional? Não!
Temos uma oferta exclusiva para você, clique no botão abaixo, escolha um curso, e aproveite logo, porque é por prazo LIMITADO!
Empreendedorismo: aqui existe um leque muito amplo de opções, pois você pode ser um prestador de serviços, vender produtos industriais ou artesanais de forma autônoma ou escalada.
Imprescindível um aprofundado conhecimento sobre o segmento, produtos e serviços a serem prestados, ter boas noções de técnicas de vendas e bom atendimento, bem como noções das responsabilidades que têm junto à clientes, funcionários entre outros.
Caso esse seja o teu sonho e talento, desde já entenda que haverá erros e acertos, ganhos e prejuízos, mudanças de rotas, altos e baixos, fartura e escassez até o seu fortalecimento no mercado, portanto, necessário coragem, persistência, fé e muita ação.
Dependendo do nicho de atuação, pode sim começar pequeno e na informalidade, apenas com seu CPF e assim que a atividade for crescendo, fazer a sua formalização, obter o CNPJ e realizar o seu Registro Empresarial.

Infelizmente não existe uma fórmula mágica e certeira para o sucesso, mas inquestionáveis são os impactos negativos na vida de qualquer pessoa que não consegue a sua independência financeira ou não encontra nenhum propósito e realização no seu trabalho.
Após anos de pesquisas e avaliações do mercado sobre a temática formação e exercício da profissão, a orientação aos jovens que acabaram de completar 18 anos de idade e que ainda não sabem qual caminho percorrer são:
1º) escolha com calma, comece com um curso técnico ou profissionalizante que mostre a você não só o conhecimento teórico, mas também os desafios e obstáculos da profissão.
2º) adquira outros conhecimentos que possam agregar ou somar às suas habilidades ou até mesmo lhe capacitar pra outras oportunidades
3º) Tenha ao menos três (03) profissões, e que uma delas permita você recomeçar do zero no Brasil ou em outro país, seja empreendendo ou como empregado.
Todavia, caso em algum momento da vida por quaisquer circunstâncias seja necessário fazer uma transição de carreira, faça levando em consideração primeiramente você, a demanda, a recorrência, o prazo de retorno do investimento, o público-alvo, a estrutura exigida, as condições de trabalho e a sua rentabilidade.
Por fim, escolha o que lhe fará sentir felicidade, realização e gratidão.