Como ganhar dinheiro da internet?
Antes de qualquer decisão, a primeira coisa é vencer os tabus sobre dinheiro e riqueza: o dinheiro não é e nunca será a raiz de todos os males, ao contrário, é um instrumento que permite o progresso e uma vida digna pra todos.
O dinheiro permite você contribuir com o crescimento pessoal e profissional da sua família, colaboradores, amigos e sociedade como um todo, de modo que, ruins são os sentimentos humanos de egoísmo, arrogância, exploração e cobiça.
Agora sim, tabu vencido, vamos lá!
É fundamental ter hoje no Brasil ao menos duas fontes de renda, e a internet é uma das melhores opções para se conciliar com outros trabalhos ou empregos, pois demanda pouco investimento de tempo e dinheiro.
Dependendo do caminho escolhido, você precisará apenas de uma internet e um celular (ou computador).
Trouxemos aqui as 06 (seis) melhores ideias para você ganhar dinheiro na internet:
1) Afiliados
O mercado de afiliados é uma ótima alternativa pra quem quer ganhar dinheiro com a internet sem ter que investir em estoque de produtos ou construir um negócio do zero.
Nesse mercado existe um mar de oportunidades para quem gosta de diversificar produtos, plataformas, estratégias de venda, e ganhar muito dinheiro por meio de altas comissões.
Pra ganhar dinheiro na internet como afiliado, primeiramente, você terá de fazer cadastro nas plataformas, enviar seus dados pessoais e bancários, enviar os documentos, escolher os produtos, que podem ser físicos ou digitais e divulgar seus links para o mundo.
As melhores plataformas de afiliação hoje são: a hotmart, a braip, a kiwify, a clickbank, a buygoods e a amazon.
Você pode se afiliar a diversos produtos de nichos diferentes e divulgar seus links por meio de anúncios nas grandes mídias (google, youtube, sites, aplicativos, instagram, facebook, titktok e etc) ou de forma orgânica nas suas mídias digitais.
A maior vantagem desse mercado é a possibilidade de vender para o Brasil e o mundo sem preocupar-se com estoque, validade, envios, prazos, trocas, reclamações, formas de pagamento e ainda poder ganhar mais de cinco dígitos.
A desvantagem é que nem tudo que se afilia e divulga, consegue vender, e para obter sucesso, você precisará testar vários produtos e marcas de diferentes nichos, testar estratégias de divulgação, construir uma audiência/autoridade no caso de tráfego orgânico ou investir dinheiro, caso opte pelo tráfego pago (anúncios).
A outra desvantagem é que por vender produtos e marcas de terceiros, você não constrói um negócio ou uma empresa sólida para você, estando sujeito às regras do dono do produto físico ou digital.
O mais importante, é que uma vez escolhendo o programa de afiliados para ganhar dinheiro pela internet, é fundamental adquirir o conhecimento sobre o marketing digital e as técnicas de venda que efetivamente lhe trarão resultados.
2) Criador de Conteúdos
Apesar dos desafios, ainda é sim possível ganhar dinheiro na internet como criador(a) de conteúdos.
O criador de conteúdo não tem a necessidade de expor a sua imagem, pois por ser detentor de conhecimentos ou habilidades diversas, cria conteúdos informativos, educacionais ou de entretenimentos.
Por exemplo: blogs sobre saúde, alimentação fitness, canal no youtube de músicas ou filmes, instagram sobre melhores países pra viajar, tiktok sobre receitas rápidas ou educação financeira.
Nesse caso, tendo um canal com grande audiência, o criador de conteúdo ganha dinheiro monetizando seus canais, vendendo seus produtos/serviços, “alugando” um espaço para anúncios/patrocínios e até vendendo o próprio canal.
Aqui, a vantagem é que não exige investimento robusto de capital financeiro, você pode começar hoje mesmo a criar os seus conteúdos, necessitando apenas de tempo, celular e uma boa ferramenta de edições de vídeos.
E qual a desvantagem? A demora! Na verdade, não é bem uma desvantagem, mas sim uma dificuldade, pois leva-se muito tempo para alcançar os requisitos para monetização de conteúdos, por exemplo, youtube exige 1.000 inscritos, 4.000 horas de vídeos nos últimos 365 dias ou 10 milhões de visualizações de shorts.
Youtube é apenas uma das opções, ainda há tiktok, kawai, facebook, instragram, cada uma delas possuem regras distintas.
Antes de pôr a mão na massa, analise bem o tipo de público-alvo que almeja alcançar, por exemplo: tiktok é um público bem jovial e difícil de reter a atenção; instagram é o público adulto que busca se conectar às pessoas; facebook é um público mais velho que gosta de informações e notícias e o público do youtube busca conhecimento/ conteúdo de valor.
3) Marketplaces

Inúmeras são as opções de produtos que você pode vender em marketplaces: eletrônicos, semijoias, ferramentas, cosméticos, brinquedos, roupas, calçados, acessórios, utilidades domésticas, peças automotivas, objetos de decoração, artesanatos e até móveis.
Opções de marketplaces também não faltam: Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, Shope, Madeira madeira e Beleza na Web.
Você precisará definir os seus produtos, encontrar uma fábrica ou fornecedor que venda no atacado com preço competitivo, fazer seu cadastro pessoa física ou jurídica nas plataformas, cadastrar os seus produtos com boas fotos, descrições e pronto, agora é só vender.
Não é necessário mais fazer serviço de formiguinha, cadastrando os produtos em cada marketplace por vez, pois hoje existem ótimos hubs de integração, em que você faz o cadastro apenas no hub e seus produtos são vendidos em todas as plataformas.
As maiores vantagens dos marketplaces são a estrutura, a logística, a alta demanda e o marketing constante, fazendo com que os vendedores obtenham grandes resultados com mais praticidade, inteligência, rapidez e escalabilidade.
As desvantagens são a ausência de construção e fortalecimento da sua marca, posicionamento no mercado, concorrência, baixa margem de lucro e altas taxas e comissões das plataformas.
4) Influenciador
Embora o influencer possa criar conteúdos diversos, o seu foco é ter uma forte conexão com o seu público, levando entretenimento de amplo alcance.
Nem sempre ele é o próprio criador dos conteúdos, podendo ter toda uma equipe que faça a parte criativa.
O foco aqui é aparecer, tornar-se uma “celebridade” da internet com poder de influência sobre os seus seguidores através das suas ações, portanto, um formador de opiniões e comportamentos.
O influencer ganha dinheiro na internet através de parcerias com as marcas, divulgando-as.
Essa forma de ganhar dinheiro com a internet também não exige investimento robusto, mas exige criações de conteúdos originais e máxima exposição da sua imagem e opinião.
Precisa ser uma pessoa muito forte emocionalmente e psicologicamente, porque uns amam, outros odeiam, recebem avalanches de elogios, críticas e dependendo dos comportamentos ou assuntos abordados são até ameaçados, infelizmente.
5) Gestor de Mídias Sociais
Ganhar dinheiro pela internet como gestor de mídias sociais ou como é conhecido: social mídia é uma ótima alternativa pra quem quer liberdade de tempo e de geografia.
Este trabalho exige muita criatividade, domínio do português e entender o básico de combinações de cores, ângulos/movimentos de câmera, iluminação e ferramentas de edições.
No início, diante de baixo volume de trabalhos, não precisará iniciar com computadores, celulares e ferramentas de edições muito avançadas, os aparelhos de entrada das marcas populares dão conta, desde que o profissional tenha conhecimento, seja comprometido e faça o seu melhor.
Com o aumento gradativo da demanda será necessário investir em computadores, celulares, câmeras e ferramentas de edições de alto desempenho para que consiga entregar trabalhos mais rápidos e com resultados melhores.
O primeiro e maior desafio aqui é construir uma carteira de clientes sólida e constante; o segundo: é ter clientes que entendam que os serviços de social mídia é um e de gestor de tráfego pago é outro completamente diferente em objetivos, resultados e valores.
Antes de iniciar nessa área a dica é: estude e seja o melhor, e depois, faça o porta-a-porta (pela internet ou pessoalmente) sem medo e sem vergonha de ser feliz!
E saiba desde já que para obter sucesso nesse nicho é imprescindível inteligência emocional e paciência para lidar com diferentes tipos de pessoas – desde o leigo até o mais exigente de todos.
6) Loja Virtual
A loja virtual é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores ideias para se ganhar dinheiro na internet, mas com um viés diferente das demais alternativas aqui mencionadas.
Trata-se aqui da construção de um negócio mais sólido, com construção de marca, formação de carteira de clientes, posicionamento no mercado e construção de patrimônio empresarial.
Escolhê-la, confere inúmeras vantagens, como liberdade geográfica para escalar seus produtos/serviços, definir regras próprias, construir e alterar a identidade visual da loja, criar promoções e ações de marketing independentes, definir a logística de envios de produtos e vender sem ter que pagar altas taxas ou comissões para uma plataforma.
A outra vantagem que não pode jamais deixar de ser mencionada são os baixos custos operacionais, armazenamento de produtos e criação da própria empresa quando comparado a uma loja física.
A única desvantagem existente é somente a alta concorrência, de modo, que a construção da loja virtual por si só não traz resultados sem um robusto investimento em marketing digital, sendo imprescindível estar nas primeiras páginas dos maiores mecanismos de buscas como o google, o yahoo, bling e outros.