Concurso Público é para Você?

   Em algum momento da sua vida, já se perguntou se concurso público é para você?

   Estudar para concursos públicos requer dedicação, paciência e muita persistência, pois é necessário estudar até passar, certo! Então, caso você seja uma pessoa muito imediatista, sem disciplina e sem perseverança, infelizmente concurso não é pra você!

   Saiba que um concurso público têm várias etapas, prazos de validade, número de vagas limitadas, muitos candidatos concorrentes e uma vez ou outra são cadastros reservas.

   Precisa estar muito bem preparado para cada etapa do certame e em havendo aprovação, aguardar a convocação, realizar os exames exigidos, apresentar os documentos, tomar posse, e sim, esse processo leva-se meses.

   A verdade é que após a sua aprovação, mesmo estando entre os primeiros colocados, sua convocação pode não ocorrer imediatamente. 

  Pode demorar de 02 a 04 anos, como pode também não ocorrer nos casos de vencimento do edital, falta de dotação orçamentária (recursos) ou cadastro reserva.

   Portanto, PACIÊNCIA e PERSISTÊNCIA, até porque desistir não é uma opção.

   Aumente as suas probabilidades estudando para mais de um concurso em que seus exames exijam as mesmas matérias, conheça o perfil da banca examinadora e estude de acordo com ele.

 

Como Estudar para Concursos Públicos?

      Não é quantidade, É QUALIDADE!

   De nada adianta você estudar pra um concurso público com a mente cansada, estressada, sem foco e extremamente preocupada com mil e uma coisas, portanto, estude somente quando estiver com energia, tempo, paciência e serenidade.

   A forma mais eficiente de estudo tanto para aprender quanto para concursos é estudar no máximo 03 horas por dia, uma matéria diferente por hora, com intervalos de 10 minutos entre elas para descanso.

   Faça diariamente revisões de matérias resolvendo questões, ou seja, dessas 03 horas, dedique 01 hora para fazer simulados ou provas dos concursos anteriores com base no cargo almejado e nas matérias já estudadas.

   Comece sempre lendo o Edital, pois é nele que você encontrará todas as regras e informações de cargos, número de vagas, salários, jornada de trabalho, etapas, matérias e pontuações exigidas, critérios de desempate, banca examinadora, valor da inscrição, data e local de prova.

   Saiba que as provas de concursos públicos têm graus de dificuldades diferentes, levando-se em consideração o nível do cargo (médio ou superior), por isso, quanto antes se preparar, melhor será a sua classificação e chances de convocação.

   Dedique, ininterruptamente, no mínimo 03 meses de estudos para os cargos de nível médio e 12 meses para os cargos de nível superior.

   Agora pronto, é só fazer o seu cronograma de estudos, tirando sempre de um a dois dias para o seu descanso e lazer.

   Adote ainda uma rotina de exercícios físicos e suplementação alimentar para turbinar a sua saúde cerebral/mental (ômega 3, B12, CoenzimaQ10). 

  Uma rotina saudável melhorará a sua atenção, capacidade de aprendizado e memorização, e por consequência, seus resultados nos concursos.

 

Vantagens em Ser Um Concursado

    As vantagens de ser um concursado mudam de acordo com o cargo, órgão e federação (municipal, estadual ou federal). 

  Em regra, o servidor estatutário tem todos direitos dos trabalhadores do setor privado com a diferença da estabilidade, salários bem superiores aos do mercado e indústria, progressão e promoção na carreira por tempo, títulos e meritocracia, e ainda indenizações, como ajuda de custos, auxílio-moradia, diárias e transporte em casos de exercício da função em outros locais ou mudança de domicílio.

   A jornada de trabalho de 06hs ou 08hs por dia também depende do cargo e sua natureza, inclusive escalas de revezamento ou plantão aos fins de semana, todavia, com exceção de cargos da área da saúde e segurança pública, normalmente não se trabalham aos sábados, domingos e feriados.

   Então, quer dizer que servidores concursados têm direito ao FGTS e ao abono salarial do PIS/Pasep?

  Os servidores públicos cadastrados no PASEP há pelo menos 05 anos que recebem uma média mensal de até dois salários-mínimos e trabalham no mínimo 30 dias no ano-base têm sim direito ao pasep proporcional aos meses trabalhados, e para saber o calendário de pagamento, basta consultar a tabela no site da Caixa Econômica Federal.

   Já em relação ao FGTS, os servidores concursados não têm direito a ele, pois destina-se somente aos trabalhadores celetistas.

   E aí, concurso público é para você? É o que você realmente quer pra sua vida?

   Então, vá agora no seu navegador e pesquise por “concursos inscrições abertas“ e comece a se preparar. 

 

Concursos Públicos que Mais Convocam Aprovados

Concurso Público

    Antes de saber quais são os concursos públicos que mais convocam os aprovados, é necessário entender esse universo amplo, concorrido e cheio de oportunidades.

   Deste modo, é bom que você tenha uma visão mais abrangente que norteie você na tomada de decisão.

   Os concursos públicos podem ser:

1º) de nível médio, e nesse caso, basta você ter o ensino médio completo ou de nível superior, tendo aqui como requisito a conclusão de um curso específico numa faculdade;

2º) Municipal (Prefeitura), Estadual (Autarquias, Secretarias, Empresas Estatais, Escolas, Tribunais, Polícia Militar, Civil e etc.) ou Federal (Autarquias Do Governo, Bancos, Ministérios, Tribunais Federais, Universidades, Polícia Federal e outros);

3º) para a área da educação, administrativa, fiscal, ambiental, saúde, tecnologia, segurança, infraestrutura ou judiciária.

   Agora sim, vamos aos concursos que mais convocam aprovados, são eles: Polícia Militar, Polícia Penal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e INSS.

 

Concurso Nacional Unificado

    O Enem dos concursos públicos chegou agora em 2024 para facilitar a vida de todos os concurseiros, pois o novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

   Esse modelo inovador recentemente criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos traz as seguintes vantagens aos interessados:

a) simplifica e padroniza os métodos de aplicação da prova;

b) promove um acesso justo e igualitário de âmbito nacional a todos;

c) aplicação da prova de forma descentralizada em uma única região (mais 180 cidades);

d) possibilidade de concorrer a uma área com vários cargos e não somente a um cargo específico;

e) redução de custos para o candidato que poderá fazer a prova mais próxima a sua residência e o pagamento de uma única taxa de inscrição para concorrer vários cargos de uma única área.

Gostou dessa novidade? Agora sim, concurso público é para você?

   Espere! Nosso propósito é auxiliar na sua decisão, então, precisamos também lhe informar as desvantagens do CNU:

  • Restrição a uma só área, portanto, aos órgãos e vagas desse bloco, perdendo a oportunidade de concorrer para cargos de outros órgãos;

  • Prova única, portanto, o candidato tem uma única chance, não podendo perder o certame daquela área/órgãos.

   Veja que apesar da competitividade e das recentes alterações pra alguns certames, ainda sim, vale muito a pena estudar para concursos públicos, portanto, avante e bons estudos!

Deixe um comentário