Loja Física ou Virtual: Qual Vende Mais?

Com o advento da internet no Brasil a forma de vender, comprar, contratar, ensinar, aprender e trabalhar mudaram da água para o vinho, pois foram avanços tecnológicos em diversos segmentos trazendo comodidades para uns, desemprego para alguns e oportunidades para outros.

Por isso, para responder à dúvida de qual loja vende mais: física ou virtual, é necessário analisar os aspectos de cada modelo de negócio, bem como os objetivos que cada uma traz consigo.

Abrir contas bancárias, pagar, transferir e sacar dinheiro; participar de leilões de casas, carros ou animais; comprar um lanche ou uma passagem de viagem; consultar-se com um médico, atuar num processo judicial e até mesmo fazer cursos profissionalizantes ou de ensino superior, tudo isso hoje é possível por um aplicativo/programa do seu celular ou computador sem sair de casa.

Observe que cada vez mais, empresas e serviços vêm tornando-se digitais, acessíveis e diuturnamente conectadas aos seus clientes e amigos.

 Você já faz parte desse universo? Gosta que quase tudo esteja apenas a um clique de distância de você?

1.1) Loja física

Quando falamos de loja física, entende-se, por uma estrutura física fixa em um lugar, mas nem sempre uma loja física é de fato feita de tijolos e cimento, pode ser um quiosque, um contêiner ou uma tenda instalada num determinado local.

Cada um dos modelos acima têm custos, durabilidade e resultados diferentes, sendo imprescindível estudar/mapear o segmento, o público-alvo e a região de atuação antes de gastar tempo e dinheiro.

Os valores podem variar de R$20.000,00 para empresas de pequeno porte à R$4 milhões ou mais para empresas de grande porte, por exemplo: postos de gasolina, fábricas ou franquias.

1.2) Quando preciso de uma loja física?

No Brasil, por uma questão cultural e de status, quando se fala de empreender, logo já se pensa em alugar ou construir um espaço para vender alguma coisa, sem levar em consideração se existe a real necessidade de iniciar dessa forma.

Na verdade, nem todo segmento precisa iniciar do jeito mais caro e difícil, mas daí surge a dúvida: quando, então, eu realmente preciso de uma loja física?

A loja física é sim indispensável em alguns segmentos, por exemplo, oficinas, restaurantes, salões de beleza, de modo que a sua ausência inviabiliza a execução dos serviços ou da própria atividade.

Todavia, existem outros nichos de mercado que você consegue prospectar clientes, vender e escalar sua marca, produto ou serviço sem a necessidade de inciar com altos investimentos em estrutura física, conforme item 2.1 abaixo.

Antigamente, dependia-se muito da instalação da loja física em avenidas e bairros centrais para alcançar inúmeras pessoas e prospectar novos clientes, mas com o advento da internet e do marketing digital, hoje não existe mais essa necessidade.

1.3) Vantagens e desvantagens de uma loja física

O grande sonho da maioria dos empreendedores é de ter uma loja física na primeira oportunidade em que o caixa der aquela engordadinha, não é mesmo?

Todavia, ter uma loja física tem seus pós e contras, vejamos:

  • Vantagens:

    – maior confiança dos clientes;

    – proporciona comodidade ao público-alvo;

    – posicionamento e visibilidade local;

    – maior atratividade de clientes locais;

    – vendas mais rápidas;

  • Desvantagens:

    – altos custos com locação, iptu, água, luz, internet, segurança e funcionários;

    – vendas restritas ao público da região de instalação;

    – dependência total de mãos-de-obra para que se tenha liberdade de tempo e geográfica;

    – espera de clientes;

    – abordagem e captação de novos clientes restrita ao marketing/ligações;

2) Loja Virtual

Diante de vários aplicativos, plataformas, ferramentas e mídias virtuais, algumas pessoas têm dúvidas sobre o universo do e-commerce.

O que é uma loja virtual?

Loja virtual é uma plataforma criada para venda de produtos ou serviços de modo automatizado e independente, contém um endereço eletrônico para que possa ser encontrada nas “avenidas digitais” mais movimentadas: google, bing, youtube, entre outras.

Dependendo do objetivo, pode ser construída com estruturas diferentes, por exemplo:

  • e-commerce com a oferta de produtos para compra;

  • site com catálogo de produtos somente para demonstração;

  • site institucional, apenas para dar informações sobre a empresa/organização;

  • landing page para captação de leads ou conversão pontual de um lançamento (produto ou serviço);

  • blog informativo com foco em técnicas de vender, sem vender;

É uma opção muito inteligente e profissional para quem quer iniciar o seu próprio negócio.

Há ainda outros canais digitais para divulgação da sua marca/produtos, todavia, não automatizados, dependente da criação frequente de conteúdos, sem integração com meios de transação e formas de pagamento online, são eles: 

  • facebook, instagram, tiktok, telegram e o whatshapp.

As mídias sociais têm o objetivo de levar aos seus usuários entretenimento e conexão, voltado para um público sem intenção de compras, mas que, utilizando as estratégias certas, é sim possível alavancar suas vendas através delas.

Investir e trabalhar com e-commerce é, sem nenhuma sombra de dúvida, uma grande oportunidade de sucesso, pois está em franco crescimento. 

Tanto é que no primeiro semestre de 2024 o valor de R$160.3 bilhões só no Brasil, segundo o relatório da webshoppers Ed. 50.

2.1) Quando preciso de uma loja virtual?

A loja virtual é a melhor alternativa para quem quer iniciar um negócio com menos custos e com a possibilidade de escalar seus produtos ou serviços a nível estadual, nacional ou até mesmo internacionalmente.

Atende diversos segmentos que não necessita de grandes espaços físicos e condicionamentos especiais de produtos (refrigerado):

– joias e semijoias;

– acessórios (bonés, óculos e relógios);

– eletrônicos (carregadores, fones, microfones, mouses, caixas de som e etc, chapinhas, máquinas de barbear/cortar o cabelo, celulares e etc.)

– roupas e enxovais (cama, mesa e banho);

– cosméticos (blushs, bases, rímeis, delineadores, perfumes e etc);

– brinquedos.

2.2) Vantagens e desvantagens de uma loja virtual

Inúmeras são as vantagens em ter uma loja virtual:

– baixo custo de construção e manutenção;

– baixo custo operacional (mão de obra)

– vendas e controle de estoques automatizados;

– maior facilidade para escalar o negócio numa região ou país;

– 24h por dia de funcionamento;

– maior alcance geográfico, acessibilidade aos clientes e flexibilidade de horários;

– diversas opções de pagamentos, inclusive plataformas bancárias internacionais;

– maior visibilidade em razão da presença digital nos maiores buscadores de pesquisas;

As maiores desvantagens de uma loja virtual são: a falta de contato físico com o produto (sentir, experimentar ou cheirar), a alta concorrência em alguns nichos, medo dos usuários em relação a entrega dos produtos e a segurança dos dados informados.

As objeções acima podem ser contornadas por meio de depoimentos e avaliações de clientes, bem como a demonstração de selos e certificados de segurança instalados no site.

3) Qual vende mais: a loja física ou virtual?

Diante das peculiaridades de cada tipo de loja, a pergunta que não quer calar é: então, qual loja vende mais: a loja física ou a loja virtual?

Depende! Depende das ações de marketing e vendas, atendimento e pós-venda, tempo de mercado, preço e qualidade dos produtos/serviços, de modo, que a estrutura por si só não garante nenhum sucesso.

Entretanto, as lojas virtuais proporciona a possibilidade de um crescimento mais rápido, fácil e com maior lucratividade. 

Independentemente do tipo de loja que você escolher, o importante é ter a consciência que ambos os modelos requererão investimentos, inovações, gestão, foco em vendas e muita persistência para que cresça e se mantenha no mercado.

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