Com o advento da internet no Brasil a forma de vender, comprar, contratar, ensinar, aprender e trabalhar mudaram da água para o vinho, pois foram avanços tecnológicos em diversos segmentos trazendo comodidades para uns, desemprego para alguns e oportunidades para outros.
Por isso, para responder à dúvida de qual loja vende mais: física ou virtual, é necessário analisar os aspectos de cada modelo de negócio, bem como os objetivos que cada uma traz consigo.
Abrir contas bancárias, pagar, transferir e sacar dinheiro; participar de leilões de casas, carros ou animais; comprar um lanche ou uma passagem de viagem; consultar-se com um médico, atuar num processo judicial e até mesmo fazer cursos profissionalizantes ou de ensino superior, tudo isso hoje é possível por um aplicativo/programa do seu celular ou computador sem sair de casa.
Observe que cada vez mais, empresas e serviços vêm tornando-se digitais, acessíveis e diuturnamente conectadas aos seus clientes e amigos.
Você já faz parte desse universo? Gosta que quase tudo esteja apenas a um clique de distância de você?
1.1) Loja física
Quando falamos de loja física, entende-se, por uma estrutura física fixa em um lugar, mas nem sempre uma loja física é de fato feita de tijolos e cimento, pode ser um quiosque, um contêiner ou uma tenda instalada num determinado local.
Cada um dos modelos acima têm custos, durabilidade e resultados diferentes, sendo imprescindível estudar/mapear o segmento, o público-alvo e a região de atuação antes de gastar tempo e dinheiro.
Os valores podem variar de R$20.000,00 para empresas de pequeno porte à R$4 milhões ou mais para empresas de grande porte, por exemplo: postos de gasolina, fábricas ou franquias.
1.2) Quando preciso de uma loja física?
No Brasil, por uma questão cultural e de status, quando se fala de empreender, logo já se pensa em alugar ou construir um espaço para vender alguma coisa, sem levar em consideração se existe a real necessidade de iniciar dessa forma.
Na verdade, nem todo segmento precisa iniciar do jeito mais caro e difícil, mas daí surge a dúvida: quando, então, eu realmente preciso de uma loja física?
A loja física é sim indispensável em alguns segmentos, por exemplo, oficinas, restaurantes, salões de beleza, de modo que a sua ausência inviabiliza a execução dos serviços ou da própria atividade.
Todavia, existem outros nichos de mercado que você consegue prospectar clientes, vender e escalar sua marca, produto ou serviço sem a necessidade de inciar com altos investimentos em estrutura física, conforme item 2.1 abaixo.
Antigamente, dependia-se muito da instalação da loja física em avenidas e bairros centrais para alcançar inúmeras pessoas e prospectar novos clientes, mas com o advento da internet e do marketing digital, hoje não existe mais essa necessidade.
1.3) Vantagens e desvantagens de uma loja física
O grande sonho da maioria dos empreendedores é de ter uma loja física na primeira oportunidade em que o caixa der aquela engordadinha, não é mesmo?
Todavia, ter uma loja física tem seus pós e contras, vejamos:
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Vantagens:
– maior confiança dos clientes;
– proporciona comodidade ao público-alvo;
– posicionamento e visibilidade local;
– maior atratividade de clientes locais;
– vendas mais rápidas;
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Desvantagens:
– altos custos com locação, iptu, água, luz, internet, segurança e funcionários;
– vendas restritas ao público da região de instalação;
– dependência total de mãos-de-obra para que se tenha liberdade de tempo e geográfica;
– espera de clientes;
– abordagem e captação de novos clientes restrita ao marketing/ligações;
2) Loja Virtual

Diante de vários aplicativos, plataformas, ferramentas e mídias virtuais, algumas pessoas têm dúvidas sobre o universo do e-commerce.
O que é uma loja virtual?
Loja virtual é uma plataforma criada para venda de produtos ou serviços de modo automatizado e independente, contém um endereço eletrônico para que possa ser encontrada nas “avenidas digitais” mais movimentadas: google, bing, youtube, entre outras.
Dependendo do objetivo, pode ser construída com estruturas diferentes, por exemplo:
e-commerce com a oferta de produtos para compra;
site com catálogo de produtos somente para demonstração;
site institucional, apenas para dar informações sobre a empresa/organização;
landing page para captação de leads ou conversão pontual de um lançamento (produto ou serviço);
blog informativo com foco em técnicas de vender, sem vender;
É uma opção muito inteligente e profissional para quem quer iniciar o seu próprio negócio.
Há ainda outros canais digitais para divulgação da sua marca/produtos, todavia, não automatizados, dependente da criação frequente de conteúdos, sem integração com meios de transação e formas de pagamento online, são eles:
- facebook, instagram, tiktok, telegram e o whatshapp.
As mídias sociais têm o objetivo de levar aos seus usuários entretenimento e conexão, voltado para um público sem intenção de compras, mas que, utilizando as estratégias certas, é sim possível alavancar suas vendas através delas.
Investir e trabalhar com e-commerce é, sem nenhuma sombra de dúvida, uma grande oportunidade de sucesso, pois está em franco crescimento.
Tanto é que no primeiro semestre de 2024 o valor de R$160.3 bilhões só no Brasil, segundo o relatório da webshoppers Ed. 50.
2.1) Quando preciso de uma loja virtual?
A loja virtual é a melhor alternativa para quem quer iniciar um negócio com menos custos e com a possibilidade de escalar seus produtos ou serviços a nível estadual, nacional ou até mesmo internacionalmente.
Atende diversos segmentos que não necessita de grandes espaços físicos e condicionamentos especiais de produtos (refrigerado):
– joias e semijoias;
– acessórios (bonés, óculos e relógios);
– eletrônicos (carregadores, fones, microfones, mouses, caixas de som e etc, chapinhas, máquinas de barbear/cortar o cabelo, celulares e etc.)
– roupas e enxovais (cama, mesa e banho);
– cosméticos (blushs, bases, rímeis, delineadores, perfumes e etc);
– brinquedos.
2.2) Vantagens e desvantagens de uma loja virtual
Inúmeras são as vantagens em ter uma loja virtual:
– baixo custo de construção e manutenção;
– baixo custo operacional (mão de obra)
– vendas e controle de estoques automatizados;
– maior facilidade para escalar o negócio numa região ou país;
– 24h por dia de funcionamento;
– maior alcance geográfico, acessibilidade aos clientes e flexibilidade de horários;
– diversas opções de pagamentos, inclusive plataformas bancárias internacionais;
– maior visibilidade em razão da presença digital nos maiores buscadores de pesquisas;
As maiores desvantagens de uma loja virtual são: a falta de contato físico com o produto (sentir, experimentar ou cheirar), a alta concorrência em alguns nichos, medo dos usuários em relação a entrega dos produtos e a segurança dos dados informados.
As objeções acima podem ser contornadas por meio de depoimentos e avaliações de clientes, bem como a demonstração de selos e certificados de segurança instalados no site.
3) Qual vende mais: a loja física ou virtual?
Diante das peculiaridades de cada tipo de loja, a pergunta que não quer calar é: então, qual loja vende mais: a loja física ou a loja virtual?
Depende! Depende das ações de marketing e vendas, atendimento e pós-venda, tempo de mercado, preço e qualidade dos produtos/serviços, de modo, que a estrutura por si só não garante nenhum sucesso.
Entretanto, as lojas virtuais proporciona a possibilidade de um crescimento mais rápido, fácil e com maior lucratividade.
Independentemente do tipo de loja que você escolher, o importante é ter a consciência que ambos os modelos requererão investimentos, inovações, gestão, foco em vendas e muita persistência para que cresça e se mantenha no mercado.