Está pensando em trabalhar com Marketing Digital, mas não sabe o que é, como faz e o que você realmente precisa pra iniciar nessa profissão?
Saiba agora tudo sobre esse universo de possibilidades de forma clara e objetiva.
Os tempos mudaram e a forma de fazer publicidade e propaganda também, o rádio, tv, revistas e outdoors além de caros já não são mais campeões de audiências.
A internet e o celular tornaram-se mundialmente populares, e com eles diversas mídias digitais como Google, Youtube, Facebook, Instagram, Pinterest, Tik Tok, Kawai, Sites e Aplicativos.
Certo! Mas então, o que é Marketing Digital?
Marketing Digital é você promover empresas, marcas, produtos, serviços ou pessoas nestas mídias e claro, receber por este serviço.
Como Trabalhar com Marketing Digital?
O serviço de Marketing Digital pode ser feito de diversas formas e formatos, veja:
-
Influencer: nesse formato você não precisa estar vinculado a um único nicho/assunto, basta você tornar-se uma pessoa pública pelo instagram ou outra rede social, produzir conteúdos visuais aleatórios e ter muitas visualizações que já será o suficiente pra contratarem você para parcerias e divulgações;
-
Autoridade: já nesse formato, você tem um canal digital aonde você produz conteúdos nichados e de alto valor informativo por ser um profissional de determinada área do conhecimento, como por exemplo, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, chefes de cozinha, esteticistas, fisioculturistas e etc.
Aqui, marcas que têm nexo com a sua área de conhecimento procurarão você para que promova seus produtos, por exemplo: marca “x” de creatina procura o fisioculturista Renato Cariani para marketing no seu canal do youtube.
-
Anúncios: aqui você criará designs, artes ou vídeos apresentando numa comunicação clara, direta e persuasiva, produtos, marcas, empresas, ações comerciais, preços, induzindo o público-alvo à tomada de alguma decisão (cadastro, orçamento, compra ou contato).
O que Preciso para Começar no Marketing Digital?
Para iniciar hoje mesmo no marketing digital você precisa apenas de três coisas:
1ª) Conhecimento
Caso queira ser influencer ou autoridade, precisa conhecer o básico sobre gravação, iluminação, edição de vídeos e tráfego orgânico.
Agora, se o seu dejeso é fazer anúncios para empresas e empreendedores, precisa ir além do básico e dominar tudo sobre o tráfego pago.
Saber como criar campanhas/anúncios em cada plataforma digital (google ads, meta ads, tik tok ads, pinterest ads e etc.)
Dominar o uso de ferramentas e programas de criações de página de vendas, e-commerce, designs e vídeos.
Celular: através deste equipamento você consegue gravar e editar designs, fotos e vídeos. Os recursos mínimo são:
Câmera com Resolução Full HD (1920x 1080px)
Estabilizador Digital
03 Câmeras
12 Megapixels (qualidade)
Maior Abertura de Lente (f1.2 a f1.4)
Maior Sensor de Imagem (1/1.3 ou 1 polegada)
Computador: equipamento fundamental para quem já tem uma maior demanda de serviços e precisa de mais eficiência, agilidade e profissionalismo na edição de fotos, designs, áudios e vídeos.
Somente o computador/notebook com os recursos mínimos abaixo consegue rodar programas pesados e profissionais de edições como adobe premier pro, davinci resolve, after effects, entre outos, veja:
Processador Intel Core i9 ou AMD Ryzen 9 é o ideal, todavia, um Intel Core i5 de última geração irá atender no começo da jornada;
Placa de vídeo (GPU) dedicada como NVIDIA GeForce RTX ou AMD Radeon RX;
Memória Ram de 16GB – DDR4;
Memória de Armazenamento SSD – 480GB
Não invista nunca em computadores com processadores i3 e Celeron se o seu objetivo é realmente tornar-se um designer, editor de vídeo ou profissional de marketing.
Eles não rodam programas profissionais de edições de vídeo nem suportam várias janelas/abas de navegações abertas ao mesmo tempo.
Acessórios: no marketing digital é fundamental que os vídeos sejam produzidos com boa iluminação e áudio.
São ferramentas básicas para começar, um bastão de Led RGB, um tripé bastão de selfie e ao menos dois microfones de lapela.
Futuramente você também precisará de um softbox, mas calma, um passo de cada vez.
3º) Programas de Edição: aqui você deve levar em consideração seu nível de conhecimento (básico, intermediário ou avançado), a complexidade do projeto e o resultado pretendido.
São programas básicos para iniciantes o Movie Maker, Imove (Mac ou iOS) e o Kinemaster;
Para editores de nível intermediário têm o Capcut, Kdenlive e Filmora;
Já para quem está no nível avançado, os editores profissionais são Adobe Premiere Pro, Davinci Resolve e o Avid Media Composer.